O QUE É?
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta principalmente as articulações, causando inflamação (artrite). Assim como a maioria das doenças autoimunes, a artrite reumatoide não uma única causa isolada e acontece devido a um conjunto de fatores, entre eles o fator genético.
QUAIS OS SINTOMAS?
A artrite reumatoide afeta principalmente as articulações das mãos, punhos, pés e tornozelos, mas pode também acometer joelhos, cotovelos, ombros e quadris. A dor e sensação de rigidez das articulações costumam ser o sintoma mais precoce, evoluindo para inchaço das articulações e, mais tardiamente, se a doença não é adequadamente tratada, para deformidades permanentes (sequelas).
COMO É O DIAGNÓSTICO?
O diagnóstico não se baseia no resultado de um exame em específico. É necessário a interpretação médica de todos os sinais, sintomas e alterações de exames para que se possa determinar o diagnóstico.
QUAL O TRATAMENTO?
Nas últimas duas décadas, o avanço da tecnologia permitiu a criação de várias novas medicações para o tratamento da artrite reumatoide. Atualmente, contamos com mais de 10 alternativas de medicamentos. O objetivo do tratamento é encontrar precocemente o tratamento mais adequado para cada pessoa, de modo a não deixar a doença evoluir, prevenindo o surgimento de sequelas articulares. Apesar de não haver uma cura definitiva, o objetivo do tratamento moderno da artrite reumatoide é que em uso da medicação correta, especialmente se for iniciada precocemente, o paciente viva como se não tivesse a doença.
O objetivo do tratamento moderno da artrite reumatoide é que o paciente viva como se não tivesse a doença.
PERSPECTIVA MODERNA
Ser portador de artrite reumatoide hoje é muito diferente de ter esse diagnóstico há 30 anos atrás. Com o diagnóstico ágil e tratamento adequado, hoje é muito mais raro o desenvolvimento das deformidades articulares que se tornaram estigma da doença no passado.
Comments