Você já teve um problema de saúde e não sabia muito bem a quem recorrer?
No caso de dores articulares, a dúvida geralmente é entre o médico ortopedista e o reumatologista (para aqueles que sabem da existência da reumatologia).
A verdade é que ortopedia e reumatologia são especialidades que se sobrepõem e se complementam. É totalmente possível que um bom profissional de qualquer dessas áreas seja capaz de avaliar o seu caso. Porém é possível que você precise ser encaminhado na sequência para outro profissional, inclusive de uma terceira área, como neurologia.
No entanto, existem alguns fatores que podem ser considerados para direcionar melhor a sua escolha inicial.
Você provavelmente precisa de um reumatologista se:
Você tem dor em várias juntas
Além da dor, você tem outros sintomas, como febre e lesões de pele
Mesmo sem ter tido trauma, as juntas que doem ficam inchadas e quentes
Você provavelmente precisa de um ortopedista se:
O seu problema se iniciou após um trauma, como uma batida ou um entorse
Você está procurando uma correção cirúrgica para um problema antigo e bem estabelecido
Qual a diferença entre as especialidades?
Embora ambas as especialidades tenham foco em doenças musculoesqueléticas, a Reumatologia é uma subespecialidade clínica, que abrange o estudo de doenças sistêmicas, ou seja, doenças que, além das articulações, podem acometer diversos órgãos. Por isso doenças autoimunes, inflamatórias e genéticas que afetam as articulações geralmente são de domínio da Reumatologia.
Enquanto isso, a Ortopedia é uma especialidade com grande enfoque na intervenção cirúrgica e em lesões traumáticas, por isso deformidades osteoarticulares bem definidas e lesões por trauma tem grandes chances de necessitar de avaliação desta especialidade.
Comments