top of page

Qual a melhor dieta para artrite e doenças autoimunes?


dieta para artrite e doenças autoimunes

Quando recebemos um diagnóstico, uma dúvida que pode surgir é: preciso mudar minha alimentação?

Em doenças como diabetes, pressão alta e colesterol alto, o papel das mudanças alimentares já está bem estabelecido.

No entanto, para doenças reumáticas, como lúpus, artrite reunatoide e artrose, ainda há bastante controvérsia.


Muito se fala atualmente em praticar uma dieta anti-inflamatória para melhorar essas doenças. Entenda o que a ciênciadiz sobre o assunto:



O que dizem os estudos


Estudos sobre o impacto da dieta em uma doença são difíceis de serem realizados com qualidade. Por isso, os estudos que temos hoje não são capazes de definir o papel exato da dieta sobre as artrites, apenas sugerir que algumas modificações de dieta podem trazer benefícios.


Alguns estudos apontam para um benefício modesto da dieta Mediterrânea (rica em frutos frescos e grãos e com menor consumo de carne vermelha) e dietas ricas em ácidos graxos da família do Ômega-3 em geral.

Suplementação com zinco e vitamina C também foram estudados, porém com resultados bastante inconsistentes.



O que é recomendado?

Uma dieta saudável e balanceada, sem excesso de sal e açúcares e evitando alimentos ultraprocessados. Isso é saudável para todos.


Se você perceber que seus sintomas pioram com o consumo de algum alimento específico, discuta com seu médico a possibilidade de fazer um teste de exclusão do alimento, de preferência com apoio de um nutricionista.


Praticar restrições dietéticas sem aconselhamento médico-nutricional, se colocando em risco para desbalanços nutricionais. Especialmente se baseando no que funcionou para outra pessoa, que pode não ter a mesma doença ou os mesmos gatilhos alimentares que você!




 


Fontes:

Genel F .et al. Health effects of a low-inflammatory diet in adultus with arthritis: a systematic review and meta-analysis. Journal of Nutritional Science. Vol 9. 2020.


Panush R.S. et al. Complementary and alternative therapies for rheumatic disorders. Available in <uptodate.com>. 2022


Comments


bottom of page